sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Divulgação

Critérios para a elaboração de itens do tipo verdadeiro/falsoExames 2008/2009A decisão foi tomada segunda-feira, dias depois de alunos, pais e professores se terem mostrado preocupados com a opção do Gave de, nos exames deste ano, substituir os itens do tipo “verdadeiro/falso” com oito afirmações (com cotação total de 10 pontos) por itens do mesmo tipo com quatro afirmações (com cotação total de 5 pontos), abandonando, simultaneamente, a definição de níveis de desempenho intermédios, isto é, bastama uma resposta errada para não obter cotação. Informação do GAVENo sentido de aperfeiçoar as provas elaboradas pelo GAVE - melhorando os elementos de avaliação que as integram - foi decidido substituir, a partir do ano lectivo 2008/2009, os itens do tipo 'verdadeiro/falso' com oito afirmações (com cotação total de 10 pontos) por itens do mesmo tipo com quatro afirmações (com cotação total de 5 pontos), abandonando, simultaneamente, a definição de níveis de desempenho intermédios.Esta decisão baseou-se em estritas razões de ordem técnica, tendo havido a preocupação de garantir que o novo formato não tornaria as provas, no seu conjunto, mais fáceis ou mais difíceis, antes reduzindo os acertos devidos ao factor acaso.Por outro lado, reconhece-se que quaisquer alterações - ainda que justificadas - de critérios na elaboração das provas, provoca apreensão nos estudantes, prejudicando por vezes, os que mais se esforçam.
Assim, para reduzir os níveis de ansiedade dos alunos decide-se:A . Nas provas a realizar no ano lectivo 2008/2009, os itens do tipo 'verdadeiro/falso' - a existirem - terão oito afirmações e serão classificados de acordo com níveis de desempenho idêntico ao que vigorou no ano lectivo precedente.
As Informações-Exame serão alteradas em conformidade.B. Durante o presente ano lectivo, os itens com quatro afirmações serão experimentados em Testes Intermédios. No final do corrente ano lectivo será efectuada a avaliação do comportamento deste tipo de itens, decidindo-se então a sua introdução nas provas do próximo ano. Lisboa, 27 de Janeiro de 2009.
Carlos Pinto-Ferreira(Director do GAVE)